CONHECENDO O NOSSO PLANETA

Iraci Freire Santos Ferreira, Vandressa Raquel Lucas Poloni Meira, Marcia Conceição de Souza Silva

Resumo


As atividades lúdicas e os jogos são alternativas viáveis e importantes no processo educacional que podem ser utilizadas por educadores que visam melhorar a concentração e o ensino – aprendizagem de seus educandos. Para despertar maior interesse e participação, os Bolsistas do PIBID – subprojeto Biologia do curso de Ciências Biológicas da UEMS – Ivinhema têm promovido essas práticas, ajudando na melhoria do ensino e contribuindo de forma significativa na capacitação dos acadêmicos, na preparação da atividade e na parceria entre a universidade e a escola. A atividade foi desenvolvida com alunos do sexto ano da EE Reynaldo Massi em Ivinhema – MS, abordando os conteúdos sobre a deriva continental, as camadas da Terra e os vulcões. Todos os conteúdos já haviam sido abordados pela professora regente. O objetivo desta atividade foi ampliar o conhecimento sobre a movimentação dos continentes, compreender como são e do que são constituídas as camadas da Terra e funcionamento de um vulcão. Esta atividade realizou-se em sala de aula onde foram exibidos vídeos sobre a Pangeia e a deriva dos continentes. Em seguida foi apresentado um modelo didático ilustrando as camadas da Terra que pode ser manuseado pelos alunos para melhor compreensão. Foram confeccionados também docinhos com formato de planetas, que ao serem cortados mostravam suas respectivas camadas. Após a apresentação oral foram entregues aos educandos para degustação. Foi apresentado nesta aula um experimento utilizando uma maquete de um vulcão feito com argila e materiais recicláveis, com uma mistura química de vinagre, detergente, bicarbonato de sódio e corante, simulando lava. Houve aplicação de questionário antes e após a realização da atividade para saber de que forma a aula demonstrativa ou experimental influenciou na aprendizagem do aluno. A realização desta atividade melhorou de forma significativa o conhecimento dos alunos sobre os conteúdos em questão, sendo isto observado a partir da análise e correção do questionário aplicado anteriormente e posteriormente à atividade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.