O LÚDICO NA ABORDAGEM DE ECOLOGIA
Resumo
O lúdico pode ser utilizado como promotor da aprendizagem nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. Neste sentido, trabalhar com ludicidade se constitui um importante recurso para o professor desenvolver a habilidade de resolução de problemas, favorecer a apropriação de conceitos e atender aos anseios daqueles que ainda estão em processo de desenvolvimento (CAMPOS et al., 2008). Utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, o jogo é uma alternativa para se melhorar o desempenho dos estudantes em alguns conteúdos de difícil aprendizagem (GOMES et al.,2001). A partir dessas reflexões, nosso trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do jogo lúdico na aprendizagem do Ensino de Ciências e valorizar o trabalho em grupo e a cooperação para a construção coletiva do conhecimento. Para realização da atividade foram usadas duas aulas. Na primeira, foi aplicado um questionário com 20 questões, abordando conteúdos sobre Níveis de Organização, Cadeia e Teia Alimentar, Relações Ecológicas e Biomas Brasileiros. Foi trabalhado nas salas de 6º Ano B e C do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Filinto Müller, na cidade de Ivinhema-MS, nos dias 28 e 30 de junho de 2016.Na segunda aula, os bolsistas organizaram o bingo de Ecologia com os alunos divididos em grupos, onde cada um recebeu uma cartela e botões para a marcação. Aquele que marcou corretamente toda a cartela venceu o jogo. Os alunos foram avaliados através do questionário e durante o jogo. Percebemos, através da atividade, resultados satisfatórios na interação da turma, no diálogo dos alunos em grupo, na discussão para possíveis respostas e na utilização dos conhecimentos adquiridos. Todos os estudantes tiveram uma boa interação também com os bolsistas, obtendo uma aprendizagem significativa em função da atividade proposta. A utilização do jogo serviu de estímulo para os futuros professores em pesquisar e oferecer recursos que proporcionem aprendizado de forma qualitativa.