NOVOS MEIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO ALUNO MONITOR: DISCIPLINA TURISMO E PATRIMÔNIOS II

Autores

  • Rafael Sorpille
  • Camila de Brito Quadros Lara

Resumo

O Programa Institucional de Monitoria tem como objetivo a inserção do aluno monitor ao processo de ensino-aprendizagem, possibilitando uma ferramenta importante para o aperfeiçoamento e troca de experiências entre os demais alunos em aprendizagem, bem como auxiliar o professor nas rotinas de ensino. A disciplina contemplada foi “Turismo e Patrimônios II”, 1º semestre do 2º ano do curso de Turismo. Os assuntos abordados durante a monitoria foram História Regional e Interpretação Patrimonial, a importância do turismo e sua relação com a preservação do patrimônio, história e patrimônio cultural. Para que os alunos pudessem compreender melhor a disciplina, ocorreram participações em visitas técnicas e palestras relacionadas a diversos temas históricos, patrimoniais e de interpretação. Algumas dessas participações foram: a visitação ao Centro de Documentação Regional da UFGD, palestra “A princesa do Rio Paraguai – considerações sobre o patrimônio histórico-cultural de Corumbá/MS” apresentada pela pesquisadora e mestranda do PPGH/UFGD, Daiana Lima dos Santos, organização do City Tour 2016, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer os aspectos históricos e culturais dos atrativos turísticos de Dourados, a palestra “Geopark Bodoquena-Pantanal” proferido pelo Prof. Dr. Afrânio José Soriano Soares e a palestra com a temática da Erva Mate, ministrada pelo professor e doutorando em História, Laércio Cardoso de Jesus. Sob a orientação da professora orientadora, realizei procedimentos acadêmicos tais como, pesquisas de conteúdo bibliográfico com ligação ao tema da disciplina, auxiliar os alunos na elaboração do projeto de interpretação patrimonial, e prestar apoio aqueles com dificuldade de adaptação ou acompanhamento do conteúdo. Juntamente com os envolvidos, estabelecemos um horário no final da tarde, todas as quintas-feiras e um espaço no Laboratório de Ciência do curso de Turismo, para assim atendê-los totalizando oito horas semanais. Entretanto, disponibilizei aos alunos outros meios de comunicações como e-mail e grupo em rede social para que os alunos esclarecessem dúvidas e trocassem suas idéias. Dessa forma, o Programa Institucional de Monitoria me possibilitou novas formas de ensino-aprendizagem não vista antes, me agregou conhecimento, experiência e integração social dentro do âmbito acadêmico, atingindo todos os objetivos esperados.

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Publicado

2016-12-15

Como Citar

Sorpille, R., & Lara, C. de B. Q. (2016). NOVOS MEIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO ALUNO MONITOR: DISCIPLINA TURISMO E PATRIMÔNIOS II. ANAIS DO EGRAD, 3(6). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/3505

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS

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