PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: EXPERIENCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE GEOPROCESSAMENTO E GEORREFERENCIAMENTO

Aline Paiva Moreira, Alberto Renato Allegretti Neto, Sandy Antônia Dias dos Santos Freitas, Fabiola do Espirito Santo, Sebastiao Nilce Souto Filho

Resumo


A monitoria estimula os discentes uma breve iniciação à docência. Haja vista que, o monitor possui a função de auxiliar o professor na elaboração das aulas e outras atividades. De modo que, o objetivo deste resumo consiste na reflexão subjetiva, vivenciada no período de março de 2015 a junho do mesmo ano, na Disciplina de Geoprocessamento e Georreferenciamento, ministrada pelo professor Sebastiao Souto, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que para o seu desenvolvimento estruturou-se de forma a trabalhar os conteúdos teóricos não apenas no âmbito sala de aula, mas também trazendo observações de campo, vivências, planejamento e avaliações. Neste contexto o papel do monitor ampliou-se, não restringindo apenas em acompanhar o docente nas atividades ao que concerniu a disciplina, mas também colocou-se em uma postura pro-ativa exigida pelos acadêmicos. Sendo assim, a participação do monitor de suma importância, não só em relação no câmbio de informações com os estudantes como também pelo intermédio de seu posicionamento frente as novas realidades trazidas no contexto aplicado. Desta maneira a relevância da monitoria não consistiu apenas pelo acompanhamento do docente, proporcionou também elo de ligação do professor com o aluno, favorecendo desse modo a valorização de experiências, nas quais o monitor não apenas repassou o que já aprendeu, mas sim agregou mais conhecimento.


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