MONITORIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA ANALÍTICA 1

Raul Piva, Claudia Andrea Lima Cardoso

Resumo


 

A disciplina Química Analítica I é oferecida pela UEMS aos discentes do curso de Química Industrial e possui carga horária semanal de 4 (quatro) horas-aula, totalizando 68 (sessenta e oito) horas-aula. O objetivo principal desta monitoria foi atender os alunos individualmente e em grupo durante horários que foram previamente agendados. Química Analítica I é uma disciplina muito importante, pois fornece a base teórica necessária para outras disciplinas, como exemplo os conteúdos de preparo de amostras, equilíbrios químicos e métodos de calibração são notoriamente necessários para cursar as disciplinas de Química Analítica II, Química Analítica Experimental, Métodos Cromatográficos e Espectroscópicos e entre outras disciplinas do curso. Os assuntos abordados durante a monitoria foram organizados conforme o cronograma de conteúdos da disciplina, dentre os principais: Introdução a Química Analítica, erros e tratamento dos dados analíticos, preparo de amostras, equilíbrios químicos e métodos de calibração. A necessidade da atividade de monitoria foi evidenciada ao longo do semestre em que a disciplina foi ministrada. Durante os horários agendados e mesmo fora deles foram sanadas dúvidas individuais e de grupo, a ajuda na resolução de listas de exercícios relacionadas aos conteúdos da disciplina também foi solicitada. As principais dúvidas apresentadas pelos alunos que recorriam à monitoria eram relacionadas a nomenclatura e fórmula de substancias, estando estes presentes em praticamente todos os conteúdos abordados na disciplina, e aos conteúdos de equilíbrio químico. Essas dificuldades foram superadas ao longo do semestre através da resolução detalhada dos exercícios propostos. No processo ocorreu comunicação entre o aluno monitor e os alunos que cursam a disciplina, auxiliando os que apresentam uma dificuldade um pouco maior em assimilar o conteúdo e transformando um texto ou uma imagem em uma explicação mais acessível e clara aos alunos, essa maior proximidade é um incentivo para estes se esforçarem e objetivarem-se na busca por conhecimento.



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.