MONITORIA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA DIDÁTICA

Autores

  • Danyelle Fabrynne Santana Pereira
  • Pedro Rauber

Resumo

Este trabalho relata as atividades de monitoria realizadas no primeiro semestre do ano de 2015 como monitora no Programa Institucional de Monitoria e visa orientar, apoiar e acompanhar acadêmicas do 2º ano de pedagogia com dificuldades em Didática, bem como auxiliar na elaboração de materiais didáticos e estratégias de estudo em grupos, atividades e práticas de elaboração/ confecção de planos de ensino e planos de aula. Foram realizadas atividades de ensino-auxilio para as alunas matriculadas na disciplina Didática I ofertada no segundo ano de Pedagogia, as quais apresentaram dificuldades na aprendizagem dos conteúdos. Ao ler e reler textos abordados durantes as aulas, orientar nas atividades e estudos, trocar conhecimentos e apoiar nas elaborações e desenvolvimento de atividades, ao fazer tudo isso estaremos contribuindo para a formação acadêmica. As atividades propiciaram a ampliação da nossa capacidade de leitura e planejamento de atividades, planos ou projetos de ensino. Assim, podemos olhar a trajetória acadêmica com outra perspectiva, amplificando o repertório de conhecimento e experiências. Embora a profissão docente seja vista por alguns setores como relativamente menos valorizada na nossa sociedade e apesar das inúmeras dificuldades a serem enfrentadas por estes docentes, as atividades realizadas até o momento possibilitaram uma aproximação maior no que se refere à compreensão do planejamento, desenvolvimento e ação didática a partir dos estudos teóricos e das atividades práticas de elaboração/confecção de planos de ensino, planos de aula, materiais e estratégias de estudos individuais, acompanhamento a pequenos grupos em suas dificuldades identificadas pelo professor no desenvolvimento da disciplina tendo por base o plano de ensino do professor e os referenciais curriculares da SED/ MS. A monitoria possibilitou um contato com o ato de ensinar e com os processos de ensino, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento da nossa formação acadêmica e aquisição de “novos e velhos” conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da docência.

Downloads

Publicado

2016-04-05

Como Citar

Pereira, D. F. S., & Rauber, P. (2016). MONITORIA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA DIDÁTICA. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2888

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS