ANÁLISE DO CONTEÚDO SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ACORDO COM OS PCNS NA REGIÃO DE DOURADOS-MS
Resumo
O livro didático é um recurso muito utilizado pelos professores da rede de ensino, pois é um importante instrumento de apoio na formação dos alunos das escolas públicas e privadas. Uma característica fundamental dos livros didáticos é a sua acessibilidade aos alunos, no qual, eles podem construir o conhecimento por si só. Neste contexto, o assunto sexualidade é um tema relevante para ser tratado nos livros didáticos, pois está relacionado diretamente com a vida e o desenvolvimento do ser humano, considerando ainda as dimensões biológicas, psíquicas e socioculturais, e faz com que o educador mostre esse tema de forma afetiva despertando um olhar diferente em relações a tabus impostos na escola. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar cinco livros atuais do 8° ano do ensino fundamental, utilizados na rede pública de ensino da região da Grande Dourados-MS e avaliar se o tema sexualidade é abordado significativamente conforme os parâmetros curriculares nacionais (PCN’s). De forma qualitativa, a investigação se deu conforme cada ciclo presente no PCN do ensino fundamental quanto a “corpo: matriz de sexualidade, relações de gênero, e prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS”. A análise de conteúdo abordou: pré-análise e separação dos livros a serem analisados; exploração do material selecionado e tratamento dos resultados; inferência e interpretação, sendo a interpretação dos dados realizada com base na análise de conteúdo. Os dados coletados passaram por uma etapa de recorte, na qual cada eixo temático foi decomposto, e em seguida recompostos para melhor expressar sua significação. Observou-se que cada livro contém os conteúdos obrigatórios, porém de forma resumida. Os textos ou ilustrações de cada livro apresentaram peculiaridades distintas, como curiosidades e informações científicas sobre o tema abordado. De forma geral, a análise dos livros didáticos quanto ao seu conteúdo e ilustrações, evidenciam que há uma complementação entre ambos os aspectos, obtendo linguagens que variam de coloquiais a informais, sempre de acordo com a faixa etária dos alunos.