A MONITORIA COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO ACADÊMICO

Autores

  • Maria do S. Mascarenhas Santos
  • Mauro Pereira da Mata

Resumo

A evolução nos campos organizacional e operacional convergiu para a necessidade de promover mudanças no âmbito da formação acadêmica. A busca por uma formação voltada ao mercado profissionalmente trouxe a necessidade de novos conceitos no ensino. Neste contexto a Universidade Estadual de mato Grosso do Sul-UEMS, atentando para a oportunidade profissional existente no setor sucroenergético, o qual necessita de mão de obra especializada, vem ofertando o Curso de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira, na Unidade de Glória de Dourados. Como os cursos tecnológicos possuem uma carga horária total diferenciada, uma vez que as disciplinas são especificas a formação, ou seja, direcionada ao segmento sucroenergético. Deste modo, a prática da monitoria traz a esses acadêmicos uma oportunidade de melhorar seu aprendizado. Ademais os acadêmicos que ingressam neste curso são, na maioria das vezes, compostos por trabalhadores, que almejam uma qualificação para adentrar ao mercado de trabalho no setor sucroenergético, ou mudar de atividade dentro do local de trabalho. Assim a monitoria está voltada a disciplina de Fundamentos da Matemática, na qual os acadêmicos possuem uma certa dificuldade, e possui como objetivo auxiliar o professor-orientador, bem como de sanar dúvidas referentes aos conteúdos ministrados em sala de aula. A monitoria foi realizada aos sábados conforme acordado entre monitor e monitorados. As atividades desenvolvidas foram descritas nas folhas de frequência assim como o registro dos participantes e desenvolvidas em conjunto com o professor-orientador seguindo o conteúdo da ementa. E consistiu em abordar os conteúdos tendo como princípio a resolução de exercícios e a como elucidação de duvidas pertinentes ao conteúdo. Foi utilizado uma sala de aula, sendo que os exercícios foram resolvidos passo-a-passo em lousa. O índice de aprovação dos acadêmicos ficou em 71% demonstrando que a prática da monitoria neste curso poderá promover uma melhoria nos índices de aprovação. Com isso tem-se que a monitoria é uma relação de aprendizado entre monitor e monitorados construindo elos de conhecimento.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Santos, M. do S. M., & da Mata, M. P. (2016). A MONITORIA COMO FERRAMENTA NO AUXÍLIO AO DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO ACADÊMICO. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2873

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS