Monitoria na disciplina de Zoologia de cordados I do curso de ciências biológicas, UEMS, Mundo Novo, MS: RELATOS DAS ATIVIDADES

Autores

  • William de Andrade Silva
  • Valéria Flávia Batista da Silva

Resumo

A monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem que objetiva despertar o interesse pela docência, mediante o desempenho de atividades ligadas ao ensino. Nessa perspectiva, o presente trabalho apresenta um relato das atividades desenvolvidas pelo monitor da disciplina de Zoologia de Cordados I, durante o primeiro semestre letivo de 2015. Esta disciplina é ofertada para alunos do 3º ano do curso de Ciências Biológicas, no período noturno. Os conteúdos abordados na disciplina foram: i) origem do filo Chordata; ii) subfilo Urochordata e Cephalochordata: morfologia, fisiologia e adaptações; iii) origem do subfilo Vertebrata; iv) biologia e ecologia de peixes amandibulados: classe Agnatha; v) sistemática, biologia, ecologia a estratégias comportamentais de peixes mandibulados; classes Osteichthyes e Chondrichthyes; vi) adaptações dos cordados ao ambiente terrestre e; vii) sistemática, ecologia a estratégias comportamentais da Classe Amphibia: ordens Anura, Gymnophiona e Apoda. A monitoria foi realizada semanalmente, às sextas-feiras das 14:00 as 18:00 horas, no Laboratório de Zoologia e envolveram esclarecimentos de conteúdo das aulas teóricas, revisão das aulas práticas, organização do laboratórios, auxílio na preparação de aulas e de avaliações práticas. Destaca-se ainda, que as atividades práticas foram especialmente importantes na fixação de conteúdos, tanto para o monitor como para os demais acadêmicos, permitindo entender a anatomia interna e externa de peixes e anfíbios, bem como a sistemática destes grupos. Tais atividades exigiram do monitor dedicação no estudo dos tópicos abordados na ementa da disciplina. Apesar da procura pela monitoria pelos acadêmicos ter sido pequena, a responsabilidade em ensinar resultou, para a monitora, em aprimoramento de conhecimento e estimulou o raciocínio e a criatividade em atividades didáticas. Conclui-se que a experiência da monitoria enriqueceu a formação profissional do monitor e contribuiu para a fixação de tópicos da Zoologia de Cordado I para o grupo de acadêmicos que buscaram este tipo de auxílio em seus estudos.

Downloads

Publicado

2016-03-01

Como Citar

Silva, W. de A., & Batista da Silva, V. F. (2016). Monitoria na disciplina de Zoologia de cordados I do curso de ciências biológicas, UEMS, Mundo Novo, MS: RELATOS DAS ATIVIDADES. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2871

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE