MONITORIA DA DISCIPLINA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

Autores

  • Naine Parladore
  • Diógenes Martins Bardiviesso

Resumo

A monitoria contribui para a formação do aluno-monitor, proporcionando experiências didáticas e uma interação entre monitor-aluno-professor. Teve como objetivo auxiliar o professor no desenvolvimento das aulas, e os alunos na resolução de atividades. A monitoria da disciplina de mecanização agrícola teve início em 27 de julho de 2015 e o término está previsto para 7 de dezembro de 2015. Esta disciplina está sendo ministrada aos alunos do segundo ano do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Cassilândia. A monitoria foi realizada por meio de encontros semanais na Unidade de Cassilândia, sendo nestes encontros, sanadas as dúvidas dos alunos sobre o conteúdo da disciplina. Foi prestado auxílio ao professor no desenvolvimento de aulas práticas sobre operação e manutenção de tratores agrícolas, e operações envolvidas no preparo de solo. Nas aulas práticas de operação e manutenção de tratores, foram apresentados aos alunos, os componentes do trator, manutenção preventiva, ajuste de bitola e testes para verificar a necessidade de adição de lastro. Nas aulas práticas de preparo de solo foram realizadas a regulagem e demonstração do uso de arado de discos, arado de aiveca, grade aradora, grade niveladora, subsolador e distribuidor de fertilizantes e corretivos a lanço. Posteriormente o professor-orientador será auxiliado nas aulas práticas de uso, manutenção e regulagem de semeadoras, cultivadores e pulverizadores. Será realizado o acompanhamento dos alunos no desenvolvimento de trabalhos, onde será sorteado um tema para cada grupo (composto por 4 a 6 alunos) e cada grupo terá que fazer uma revisão de literatura e uma apresentação de trinta minutos sobre o mesmo. Os temas a serem desenvolvidos serão: agricultura de precisão; prevenção de acidentes com tratores agrícolas; custo de operações mecanizadas na agricultura; mecanização na agricultura familiar. Deste modo, a monitoria contribuiu para a formação dos acadêmicos do segundo ano e da aluna-monitora, proporcionando aprendizagem e experiência.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Parladore, N., & Bardiviesso, D. M. (2016). MONITORIA DA DISCIPLINA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA. ANAIS DO EGRAD, 2(5). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/2867

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)