O ESTÁGIO DE PARTICIPAÇÃO E A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM RELAÇÃO AOS RECURSOS UTILIZADOS
Resumo
A participação em sala de aula é um momento importante na vida dos acadêmicos, pois essa é uma das etapas do estágio que permite colocar em prática os fundamentos teóricos discutidos nas aulas, correlacionando-os ao cotidiano escolar. Uma das possibilidades de participação envolve a elaboração de recursos didáticos, instrumentos que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho teve como objetivo apresentar a visão dos acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Unidade Universitária de Mundo Novo em relação aos estágios de participação nas escolas durante o período de 2012 a 2014, assim como os recursos utilizados. O trabalho foi realizado consultando os relatórios de Estágio Curricular Supervisionado em Biologia dos anos 2012, 2013 e 2014, disponíveis na biblioteca da Unidade. Foram analisadas as informações referentes aos recursos quanto ao ano de ensino, conteúdo e a percepção dos acadêmicos sobre os mesmos. De uma forma geral, os recursos mais utilizados foram: a elaboração e correção de exercícios e preparação de roteiro de aulas práticas. Em relação aos conteúdos, constatou-se que as áreas onde os recursos foram mais utilizados foram Biologia Celular, Biologia Molecular e Zoologia. Do total de relatórios analisados (53), constatou-se que em 28% os estagiários comentaram sobre o recurso e o interesse dos alunos em suas aulas, sendo verificado nos dois últimos anos o aumento nos comentários sobre os pontos positivos dos recursos, assim como a diversificação dos mesmos. A partir dos resultados obtidos, pretende-se apresentar os mesmos aos docentes de Estágio Curricular Supervisionado em Ciências e Biologia para auxiliá-los a reforçar junto aos estagiários a importância do desenvolvimento de recursos e da reflexão sobre os momentos de participação. Considerando o potencial do estágio de participação e a contribuição de recursos e metodologias diferenciadas para a formação do futuro profissional docente, recomenda-se a intensificação de pesquisas que aprofundem as relações mencionadas.