A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Fernanda Soares Godoi Yano do Canto, Amanda S. Godoi, C. L. Dias

Resumo


Metodologia Científica significa estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a edificação de uma pesquisa científica; é uma disciplina a serviço da ciência. Sabe-se que o ensino superior está vinculado a regimentos e normas estabelecidas como um meio de definir direitos e deveres, que necessitam ser atendidas por todo o corpo acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Entre as exigências solicitadas estão à produção de trabalhos científicos de cunho acadêmico. Dessa forma, a disciplina de Metodologia Científica raramente é vista e bem aceita pelos acadêmicos, muitas perguntas surgem quando esta é ministrada. Nesse contexto, percebe-se então que os discentes apresentam muitas dificuldades para cumprir tais exigências, possivelmente, consequência de uma formação inadequada na educação básica. Os cursos de graduação pressupõem o conhecimento com base em metodologia científica, desses alunos, onde muitos dos acadêmicos não conhecem as normas mais básicas, expondo suas fragilidades na elaboração de um texto e/ou projeto científico. Essas dificuldades podem causar angústia nestes estudantes, levando-os ao desânimo e, até mesmo, a desistir do curso, quando os mesmos percebem que no transcorrer do período acadêmico não conseguiram entender o verdadeiro valor da disciplina de Metodologia Científica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em autores como: Pádua (1991), Severino (2000), Leite (2009), entres outros que abordam o referido assunto. Este estudo se torna relevante, pois tem a intenção de abordar a importância da disciplina de Metodologia Científica como ferramenta fundamental na elaboração de trabalhos acadêmicos no Ensino Superior, fornecendo a eles uma melhor compreensão sobre a sua natureza e objetivos, podendo auxiliar na produtividade e qualidade desses trabalhos, favorecendo uma leitura e escrita mais eficiente, por meio da pesquisa segundo normas científicas vigentes. Os resultados desta revisão literária indicam como esta disciplina objetiva bem mais que levar o aluno a elaborar projetos, a desenvolver um trabalho monográfico ou um artigo científico. Anseia-se contribuir no meio científico com esta revisão literária, visando o despertar pelo interesse sobre a disciplina de Metodologia Científica, que pode levar o acadêmico a comunicar-se de forma clara, objetiva, inteligível, demonstrando um raciocínio lógico, bem estruturado e conciso.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.