HERBÁRIO COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA IDENTIFICAÇÃO CORRETA DE ESPÉCIES DE PLANTAS DANINHAS
Resumo
As plantas daninhas podem causam prejuízos em plantas cultivadas, competindo com a cultura principal por espaço, luz, água e nutrientes. Para realizar o controle das espécies nocivas o primeiro passo é a identificação correta da espécie daninha. Dessa forma, a monitoria possibilita ao acadêmico um contato prático com as principais espécies de plantas daninhas, utilizando-se como ferramenta de ensino a elaboração de herbários por grupos de alunos. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas durante a disciplina de ciência das plantas daninhas, do curso de agronomia, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Cassilândia, MS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2015, com acompanhamento de acadêmicos do 3° ano de agronomia. Num primeiro momento foi realizada a coleta em campo de diferentes espécies de plantas daninhas, sendo um total de 10 espécies em cada grupo, totalizando nove grupos da turma. A identificação das espécies foi realizada baseando-se no Manual de identificação e controle de plantas daninhas - plantio direto e convencional de Harri Lorenzi (2014). No momento de coleta em campo, todas as espécies foram fotografadas e posteriormente foi elaborado um herbário manual e digital por cada grupo. O monitor da disciplina auxiliou na correção do herbário que foi entregue no final do semestre. Ao longo do período da monitoria, pode-se observar que os acadêmicos se mostraram motivados para coletar as espécies em campo, demonstrando que o herbário serviu como uma ferramenta de ensino para identificação correta de espécies de plantas daninhas.