MONITORIA: ZOOLOGIA GERAL-2015
Resumo
A disciplina de Zoologia Geral, ministrada no 1º semestre do curso de Agronomia, propicia aos alunos o conhecimento dos caracteres estruturais, evolutivos e ecofisiológicos dos diversos grupos de invertebrados e vertebrados que constituem o Reino Animal, além da importância agronômica de cada um dos filos, por meio de aulas teóricas e práticas, que foram realizadas no Laboratório de Microscopia, na UEMS, Unidade Universitária de Cassilândia. Durante as aulas práticas, realizou-se a monitoria, no período de Abril à Julho de 2015, com o objetivo de auxiliar o seu desenvolvimento. No decorrer das aulas práticas foram trabalhados diferentes filos e classes, tais como o Filo Artropoda, onde foram estudados diferentes espécies de aranhas, ácaros e escorpiões (Classe Arachnida), centopeias (Classe Quilopoda), piolho-de-cobra (Classe Diplopoda) e crustáceos (Classe Crustacea); Filo Mollusca, com o estudo das classes Bivalvia e Gastropoda; Filo Echinodermata, em que foram estudadas espécies de estrela-do-mar (Classe Asteroidea), ouriço-do-mar e bolacha-do-mar (Classe Echinoidea); e Filo Chordata, com estudo de peixes ósseos (Classe Osteichthyes), sapos (Classe Anfibia), lagartos e cobras (Classe Reptilia), morcegos e porco (Classe Mammalia). Para cada um destes animais, foram apresentadas sua morfologia, estruturas e características, com uso de microscópios estereoscópios, microscópios ópticos, pinças, placas de Petri e lâminas para microscopia. O material utilizado durante as aulas práticas eram dispostos em placas de Petri e observados nos aparelhos microscópios adequados, com o preparo pelos alunos de relatórios pertinentes a cada aula. Ao final da monitoria, verificou-se que a função desempenhada ocorreu desde o processo de elaboração e preparo das aulas, até o auxílio durante as aulas práticas, esclarecendo dúvidas dos alunos relacionadas à aula em estudo, assim como auxílio no preparo dos relatórios, indicando desta forma, que o objetivo inicial da monitoria foi atingido. A realização da monitoria propiciou uma experiência de extrema importância no preparo para uma futura atividade docente.