DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE DE MONITORIA EM OPERAÇÕES UNITÁRIAS APLICADAS À ENGENHARIA AMBIENTAL

Emilia Carolina Konradt, Leila Cristina Konradt Moraes

Resumo


O curso de Engenharia Ambiental tem como um de seus objetivos realizar a formação e capacitação de profissionais que busquem, de forma técnica, soluções viáveis para problemas de ordem ambiental, levando em conta também as esferas econômica e social. Para isto, é exigido no transcorrer do curso que os graduandos cursem disciplinas voltadas ao desenvolvimento de tal habilidades, tais como: Fenômenos de Transporte I e II; Mecânica; Resistência de Materiais; Operações Unitárias Aplicadas à Engenharia Ambiental; entre outras. Sendo Operações Unitárias uma das disciplinas de maior complexidade segundo os alunos do curso. Entende-se por Operações Unitárias qualquer processo físico, em qualquer escala, que envolve apenas operações físicas, como moagem, homogeneização, floculação, flotação, decantação, filtração, fluidização, dentre outras. Ao cursar esta disciplina, o acadêmico deverá estar apto a caracterizar partículas sólidas de diferentes materiais, conhecer as diversas técnicas de medição do tamanho, forma e propriedades físicas do material, prever seu comportamento dinâmico quando submersos num fluido, ou quando disposto na forma de leito fixo ou expansível, e utilizar estas informações para escolher e dimensionar o equipamento mais adequado para o tipo de operação. Tendo em vista tal realidade, a atividade de monitoria em Operações Unitárias Aplicada à Engenharia Ambiental tem como objetivos o auxílio dos acadêmicos que cursam a disciplina, o contato do monitor com a docência e a promoção do convívio social deste, bem como o auxílio ao professor-orientador. A metodologia adotada foi o desenvolvimento de plantões de dúvida, nos quais grupos de alunos eram atendidos pelo aluno-monitor, em horários pré-definidos, com frequência semanal. Com a monitoria foi possível, promover um melhor aproveitamento da disciplina pelos acadêmicos e fomentando assim o objetivo geral do curso, um bom contato social entre o aluno-monitor e os acadêmicos que procuravam as atividades de monitoria.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.