Planejamento Estratégico Situacional – Um Estudo sobre a problemática da evasão no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima

Autores

  • Angela Maria FRATA Faculdade de Tecnologia Senai Campo Grande

Resumo

Diante da facilidade hoje de se ter acesso às instituições de educação o desafio agora passou a ser o de manter o estudante frequente e evitar a evasão. Este trabalho teve por objetivo propor medidas e ações que visem à redução dos índices de evasão no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF). Para identificar os problemas que originam essa situação e posteriormente propor soluções, foi realizado pela equipe de diretores e coordenadores do Centro de Educação, o presente Planejamento Estratégico Situacional. A metodologia deste planejamento prevê a elaboração de uma lista de causas, problemas e consequências, onde foi possível detectar uma relação de motivos que levam o aluno a evadir. Foi observada uma grande quantidade de fatores que, individualmente ou somadas, fazem o estudante abandonar o curso. Com esta constatação, elencou-se um grupo de ações para combater e/ou minimizar o crescente número de estudantes evadidos neste Centro. Estas propostas vão desde a ampliação da divulgação dos cursos e da atuação dos técnicos, até a revisão de projetos e metodologias adotadas em sala de aula, e estarão presentes durante todo o período de execução dos cursos.

Biografia do Autor

Angela Maria FRATA, Faculdade de Tecnologia Senai Campo Grande

Professora nos cursos de tecnologia em Processos Gerenciais, Logística e Gestão da Produção na Faculdade de Tecnologia Senai Campo Grande.

Downloads

Publicado

27/01/2018

Como Citar

FRATA, A. M. (2018). Planejamento Estratégico Situacional – Um Estudo sobre a problemática da evasão no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/3175

Edição

Seção

Artigos Completos - EDUCACAO