Satisfação dos assentados em viver nas condições disponíveis no estado de Mato Grosso

Autores

  • Juliana Carlo Eckert Caetano Instituto Federal de Mato Grosso
  • Alencar Garcia Bacarji Universidade Católica Dom Bosco
  • Jenifer Ferreira Gozaga Universidade Católica Dom Bosco
  • Lilliane Renata Defante Universidade Católica Dom Bosco

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar as condições de vida nos assentamentos do estado de Mato Grosso. Foi realizado um estudo descritivo-exploratório junto a amostra de 10 a 15 assentados por meio de entrevista focalizada individual em 10 assentamentos do estado, abrangendo as regiões sul, centro sul, sudeste e norte do estado de Mato Grosso. Os resultados indicam as condições de vida dos assentados, bem como o grau de satisfação em viverem nessas condições, sendo avaliado as variáveis educação, saúde, habitação, aspectos sanitários, lazer e a existência de bens duráveis. Sobressaem dentre os resultados o descontentamento quanto ao acesso a saúde, aspectos sanitários e lazer o que acarreta a redução da qualidade de vida e consequentemente do bem estar social nessas comunidades.

Biografia do Autor

Juliana Carlo Eckert Caetano, Instituto Federal de Mato Grosso

Aluna do curso técnico integrado em química, cursando o3 semestre; É pibic junior do CNPq no Instituto Federal de Mato Grosso participando do projeto qualidade de vida nos assentamentos de Mato Grosso.

Alencar Garcia Bacarji, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado em Agronegócios pelo consórcio UFMS/ UnB/ UFG (2006), doutorado em andamento em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professor do Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá Bela Vista, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, cadeias produtivas, economia dos recursos naturais, qualidade, gestão e produção.

Jenifer Ferreira Gozaga, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e mestranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação tecnológica, mato grosso do sul, fomento, proteção intelectual e processos administrativos.

Lilliane Renata Defante, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; é mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, abordou as áreas de satisfação, intenção de compra, qualidade de serviço. Atualmente, doutoranda pela Universidade Católica Dom Bosco em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, trabalhando com o tema Cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul.

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Eckert Caetano, J. C., Bacarji, A. G., Gozaga, J. F., & Defante, L. R. (2015). Satisfação dos assentados em viver nas condições disponíveis no estado de Mato Grosso. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2830

Edição

Seção

Artigos Completos