Reprimarização e desindustrialização: análise dos impactos da lei kandir e da parceria com a china no complexo soja

Autores/as

  • Allan Silveira Dos Santos UNB
  • mateus Boldrine Abrita UEMS
  • Erica Gonzales UNB

Resumen

Este artigo objetiva analisar a pauta exportadora do complexo de soja e suas modificações com o advento da Lei Kandir e da participação da China, sob a hipótese de que esses eventos podem gerar externalidades negativas para a economia brasileira em termos de reprimarizacao da pauta de exportações do país. Como resultado, observou-se que houve uma queda das exportações de produtos de maior valor agregado, como óleo e farelo e ampliação significativa das exportações de soja in natura. A Lei Kandir, o perfil de comercialização da China e a utilização de práticas de escalada tarifária contribuíram para tal acontecimento.

Biografía del autor/a

Allan Silveira Dos Santos, UNB

Graduacao economiamestrado economia UEMDoutorando economia UNB

mateus Boldrine Abrita, UEMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, fiscal, economia brasileira e mercado de capitais.

Erica Gonzales, UNB

Graduação em economiamestrado economia UEMDoutoranda economia UNB

Publicado

2015-11-26

Cómo citar

Dos Santos, A. S., Abrita, mateus B., & Gonzales, E. (2015). Reprimarização e desindustrialização: análise dos impactos da lei kandir e da parceria com a china no complexo soja. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado a partir de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2829

Número

Sección

Artigos Completos