PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO EM MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS - UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • James Gallinati Heim UFGD
  • Raimundo Silva Faculdades Magsul
  • Reginaldo Vilhalba Peralta Faculdades Magsul
  • ALDECIR DA SILVA LEITE Faculdades Magsul
  • Thales Alves Martins Faculdades Magsul

Resumo

No Brasil as microempresas representam um grande percentual da malha empresarial nacional, nesse sentido, cada vez mais os microempresários precisam de conhecimentos e técnicas científicas que lhes ajudem na gestão de seus empreendimentos. Com isso, o objetivo deste trabalho é ressaltar a importância e a aplicabilidade do planejamento estratégico no âmbito da microempresa aqui denominada de X prestadora de serviço com sede na cidade de Ponta Porã – MS. O presente estudo permitiu elaborar um panorama da atual gestão das microempresas. Mesmo que as microempresas recebam muitos incentivos fiscais e financeiros, há uma demanda por melhoria na gestão, faltando-lhes apoio na condução dos negócios. A contabilidade poderá perfeitamente preencher essa lacuna nas necessidades dos microempreendedores, possibilitando aos mesmos instrumentos eficazes que vão colaborar na consecução dos objetivos dessas entidades permitindo que se seja atingidas metas por meio de planejamento estratégico voltado em se obter melhores resultados econômicos e financeiros no desenvolvimento organizacional.

Biografia do Autor

James Gallinati Heim, UFGD

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985). Especialização em Direito Político pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987). Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, ciências contábeis e economia.Durante o período de 2000 ministrou a Disciplina Teoria Geral dos Contratos(carga horária:45h/aula) no curso de Direito das Obrigações e Obrigações nas Relações de Consumo (carga horária:45h/aula).

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Heim, J. G., Silva, R., Peralta, R. V., DA SILVA LEITE, A., & Martins, T. A. (2015). PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO EM MICROEMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO NA CIDADE DE PONTA PORÃ/MS - UM ESTUDO DE CASO. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2826

Edição

Seção

Artigos Completos