Governança Corporativa: uma avaliação da geração de valor pelo Economic Value Added (EVA)

Autores

  • Jose APARECIDO ARANHA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS
  • Gilmara Flores Scampini Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Resumo

Este artigo objetiva  avaliar se existem diferenças na geração de valor mensuradas pelo Economic Value Added (EVA®) entre empresas do setor financeiro listadas e não listadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBovespa. O estudo mensura pelo método Economic Value Added (EVA®) a geração de riqueza em empresas do setor financeiro, faz a análise de variância (ANOVA) para a comparação das médias e pelo Teste de Tukey ao nível de significância de 5%, verifica se existe diferença mínima significativa na geração de valor entre essas empresas. A princípio, as empresas listadas nos níveis de governança possuem uma gestão com mais controle e mais transparência, portanto, essa questão leva à seguinte indagação: há diferenças estatisticamente significativas na geração de valor entre empresas do setor financeiro listadas e não listadas nos níveis de governança corporativa da BM&FBovespa? A metodologia contou com método estatístico a análise da variância (ANOVA) para comparação das médias e o Teste de Tukey com nível de probabilidade de 5% para verificação da diferença mínima significativa, pesquisa em banco de dados públicos para coleta das demonstrações contábeis do exercício de 2013 das companhias que compuseram a amostra e pesquisa bibliográfica para o referencial teórico. O resultado apresentado evidenciou que estatisticamente não houve diferença significativa na geração de valor no período pesquisado. 

Biografia do Autor

Jose APARECIDO ARANHA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS

Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração, mestre em Ciências Cotábeis e Financeiras e Doutorando em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.  Professor Assistente no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS. 

Gilmara Flores Scampini, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Graduação em Administração (UCDB) e pós-graduada "lato sensu" MBA em Administração Financeira (UCDB)

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

ARANHA, J. A., & Scampini, G. F. (2015). Governança Corporativa: uma avaliação da geração de valor pelo Economic Value Added (EVA). ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2811

Edição

Seção

Artigos Completos