A GESTÃO DE CUSTOS APLICADA À OVINOCULTURA: ASPECTOS TEÓRICOS

Autores

  • Francis Régis Gonçalves Mendes Barbosa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
  • Marcio Rodrigues de Souza Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão teórica dos principais métodos de custeio e conceitos relacionados à gestão de custos da produção de ovinos e destacar a importância desses métodos para a sustentabilidade da atividade, apoiado em uma perspectiva sistêmica de gestão da cadeia da ovinocultura, em conformidade com os aportes teóricos de gestão do agronegócio. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre modelos teóricos de gestão do agronegócio, gestão de custos aplicada ao agronegócio e gestão de custos na ovinocultura. O trabalho constatou que a gestão de custos, além de ser um importante instrumento para a gestão de qualquer atividade empresarial, possibilita: i) a identificação dos principais entraves a uma melhor coordenação da cadeia produtiva no agronegócio; ii) na cadeia da ovinocultura, a coordenação e integração dos seus agentes e o conseqüente aumento da satisfação dos consumidores por seus produtos, além do desenvolvimento econômico no campo por ser a atividade desenvolvida majoritariamente em pequenas e médias propriedades. A gestão de custos na ovinocultura, portanto, viabiliza a própria sobrevivência e sustentabilidade da atividade, bem como a competitividade da cadeia onde está inserida.

Biografia do Autor

Francis Régis Gonçalves Mendes Barbosa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Economista, Mestre em Agronegócios pela UFGD. Professor e pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, câmpus de Ponta Porã.

Marcio Rodrigues de Souza, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Administrador, Técnico Agropecuário, Mestre em Zootecnia. Servidor da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Barbosa, F. R. G. M., & de Souza, M. R. (2015). A GESTÃO DE CUSTOS APLICADA À OVINOCULTURA: ASPECTOS TEÓRICOS. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2773

Edição

Seção

Artigos Completos