Fatores Determinantes Na Escolha De Supermercados Pelos Consumidores da Região Norte de Campo Grande – MS
Resumo
O estudo do comportamento do consumidor pode ser considerado uma vertente muito importante para decisões gerenciais e também na área acadêmica, setores como o varejo tem que lidar com avanços tecnológicos que levam a um aumento da concorrência e fazer uso do conhecimento que tem sobre os fatores que determinam a escolha de consumidores em relação a determinados estabelecimentos se torna essencial. Neste contexto o presente trabalho consiste na realização de uma análise fatorial com um grupo de 50 questionários a fim de estabelecer quais são os fatores determinantes na escolha de um supermercado por consumidores da região Norte de Campo Grande – MS. Após a obtenção dos dados e a análise dos resultados pode se observar o agrupamento das variáveis em três fatores: percepção sobre o estabelecimento – que agrupa qualidade dos produtos oferecidos e propaganda, fidelização dos clientes – atendimento e condições de pagamento, e diferenciais entre os estabelecimentos – preços, serviço de entrega e localização, esse resultado permite então concluir a interdependência entre os fatores e auxilia profissionais a tomada de decisões estratégicas.