EDUCAÇÃO ESCOLAR E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE REGIONAL

Autores

  • Lucimara Viescinski da SILVA (UEMS)
  • Fabrício José MISSIO (UEMS)

Resumo

A incorporação de fatores como o “capital humano” na análise do crescimento econômico permite a ampliação dos fatores que determinam o aumento do produto per capita. Ademais, investimentos em educação são componentes importantes na determinação dos rendimentos do trabalho, pois tornam possível o aumento das habilidades dos trabalhadores tornando-os mais produtivos, afetando positivamente o crescimento dos países. As diferentes taxas de crescimento entre os países são explicados pelas diferenças entre as taxas de acumulação de capital humano ao longo do tempo, bem como, o diferencial de salários entre os trabalhadores é explicado pelas diferenças educacionais de cada indivíduo. Os indivíduos irão investir em capital humano até que os custos marginais se igualem á receita marginal, ou seja, quanto maior o retorno da educação, maiores serão os investimentos para com a mesma. Assim, a acumulação de capital humano é um componente essencial para a explicação do crescimento econômico sustentado no longo prazo. Neste sentido, este trabalho analisou se o desempenho da educação no município de Ponta Porã - MS, sendo uma cidade mais remota e distante dos grandes centros urbanos, tem uma educação inferior e/ou menos difundida com relação a cidades mais desenvolvidas. Para tanto, utilizou-se indicadores de educação como a média do IDEB dos anos de 2005 à 2011 e as notas da Prova Brasil/SAEB de 2011. Os resultados mostram que a cidade de Ponta Porã, apesar de ser uma cidade menos desenvolvida – medida em termos de PIB – apresenta médias educacionais do IDEB inicialmente baixas, passando a ser iguais e posteriormente maiores com relação à cidade comparada no período analisado. Já o indicador de notas da Prova Brasil/SAEB de 2011, Ponta Porã apresenta notas maiores que a cidade comparada somente na avaliação de matemática nos anos finais e iniciais do ensino fundamental. E, por fim, foi confirmada a hipótese de que os indicadores educacionais (freqesc, anosdest e defesc) têm efeitos sobre o crescimento econômico. Essa hipótese foi testada econometricamente para a região centro-oeste a partir da técnica de dados em painel.

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Publicado

2015-11-25

Como Citar

SILVA, L. V. da, & MISSIO, F. J. (2015). EDUCAÇÃO ESCOLAR E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ANÁLISE REGIONAL. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2738

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