Anos de estudo e suas preponderância na determinação do índice de desenvolvimento FIRJAN

Autores

  • João Victor MACHADO (UFMS)
  • Nelson Alberto MUCANZE (UFMS)

Resumo

Visando enfatizar a importância da escolaridade na vida da sociedade, este trabalho tem por objetivo relacionar a media de anos de estudo da população brasileira em 2009 e o nível de desenvolvimento dos 27 estados brasileiros do mesmo ano. A teoria econômica tradicional relaciona linearmente essas duas variáveis, mas a realidade mostra que para a relação linear existir é necessário haver qualidade no sistema educacional. Não se devem associar absolutamente os anos de estudo de cada estado com o desenvolvimento dos mesmos, no entanto pode-se estabelecer uma relação simétrica consideravelmente provável entre eles, que foi obtida através do uso da regressão linear simples. A importância do trabalho está acerca das políticas públicas educacionais que como será apresentado através do nível de escolaridade, influencia no desenvolvimento socioeconômico. As problemáticas encontradas no modelo também foram abordadas e serão tratadas no discorrer da pesquisa.

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Publicado

2015-11-25

Como Citar

MACHADO, J. V., & MUCANZE, N. A. (2015). Anos de estudo e suas preponderância na determinação do índice de desenvolvimento FIRJAN. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2702

Edição

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