ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SOJA EM GRÃO E DE MINÉRIO DE FERRO PARA A CHINA (1999-2012)

Autores

  • Mygre Machado LOPES Acadêmica de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Rodrigo Abbade da SILVA Acadêmico de Ciências Econômicas da UFSM, Bolsista e Voluntário de Iniciação Científica.
  • Carol Deitos FRIES Mestranda em Administração pela UFSM e Bolsista de Mestrado da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Daniel Arruda CORONEL Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Resumo

O Brasil é considerado um dos líderes mundiais nas exportações de soja e de minério de ferro, e o principal mercado importador dessas commodities é a China. Nos últimos anos, as relações comerciais entre estes países intensificaram-se, e, diante disso, torna-se relevante a mensuração do comércio sino-brasileiro. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar o comportamento do mercado exportador brasileiro de minério de ferro e de soja em grão para a China, através dos índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR). Para isso, foram utilizados dados das exportações brasileiras e mundiais do minério de ferro e da soja em grão, no período de 1999 a 2012. Os resultados indicaram que as exportações dessas commodities estão orientadas para a China, sendo que a orientação das exportações de soja em grão apresenta tendência crescente. Contudo, o minério de ferro apresentou-se relativamente constante ao longo do período analisado. Conclui-se que a China é um importante mercado consumidor dos produtos brasileiros analisados, além de representar uma oportunidade de crescimento das relações sino-brasileiras, bem como promover crescimento econômico mútuo, chinês e brasileiro.

Downloads

Publicado

2015-11-25

Como Citar

LOPES, M. M., SILVA, R. A. da, FRIES, C. D., & CORONEL, D. A. (2015). ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE SOJA EM GRÃO E DE MINÉRIO DE FERRO PARA A CHINA (1999-2012). ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2699

Edição

Seção

Artigos Completos