SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) CONTÁBIL NO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Wania da Silva Gomes Costa UFGD
  • Letícia de Oliveira UFGD
  • Maria Aparecida Farias de Souza Nogueira UFGD

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de efetuar uma análise da adesão do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) contábil pelas empresas no Mato Grosso do Sul no período de 2009 a 2011 (parcial). O SPED visa notadamente à modernização das informações contábeis, transmitidas dos contribuintes ao fisco, utilizando-se da padronização e uniformização das obrigações com os órgãos fiscalizadores, mantendo o controle mais rápido e o retorno imediato das informações, com efetiva operação de dados, cruzando as informações devidas e a segurança ao mesmo tempo, do compartilhamento das informações relativas às escriturações fiscais e contábeis digitais. Também é objetivo deste promover contribuição para o desenvolvimento na chamada era digital, otimizando os serviços entre o prestador e o contribuinte. Para a consecução dos objetivos da pesquisa, foi utilizada de pesquisa bibliográfica, exploratória e quantitativa. Para a coleta dos dados foram realizadas buscas nos dados disponíveis no site da Receita Federal, o qual mostrou o avanço do SPED Contábil desde que foi implantado em 2009 até o primeiro semestre de 2011. Assim, serão demonstrados dados de 2009 e 2010 (integrais) e 2011 (parcial). Para a análise dos dados foi usado cálculos estatísticos percentuais, expostos por meio de tabelas e gráficos.

Palavras-Chave: Sistema de informação contábil. Escrituração Digital. Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). SPED Contábil. 

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Costa, W. da S. G., Oliveira, L. de, & Nogueira, M. A. F. de S. (2015). SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) CONTÁBIL NO MATO GROSSO DO SUL. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2681

Edição

Seção

Artigos Completos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)