Mortalidade de micro e pequenas empresas de Corumbá–MS: percepção dos gestores sobre os fatores condicionantes da mortalidade.

Autores

  • Ítalo Silva da Costa UFMS/CPAN
  • Josiane de Oliveira Martins UFMS/CPAN
  • Leliane de Arruda Carneiro UFMS/CPAN
  • Cleston Alexandre dos Santos UFMS/CPAN

Resumo

As micro e pequenas empresas (MPEs) constituem atualmente um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira. Contudo, verifica-se que grande parte das MPEs não suportam as dificuldades existentes no ambiente empresarial e encerram as atividades antes de completar cinco anos. Diante de toda a importância que tal segmento proporciona, é elevado o grau de necessidade de estudos que visam conhecer e identificar melhor os fatores causadores dessa extinção. Desse modo, o presente estudo tem o objetivo de evidenciar a percepção dos antigos gestores das micro e pequenas empresas do ramo de vestuário da cidade de Corumbá- MS quanto aos fatores condicionantes da extinção das atividades. Trata-se de um estudo descritivo, ex post facto, em condições de campo, transversal, utilizando-se de coleta de dados com questionário previamente formulado, aplicado aos 8 antigos gestores das MPEs do ramo de vestuário da cidade de Corumbá – MS,  de uma população de 13 extintas no ano de 2011. Como resultados da pesquisa, foi verificado que dos fatores que interferiram no desenvolvimento da empresa, os maiores causadores da mortalidade, conforme os antigos gestores, foram a carga tributária elevada e problemas financeiros. Contudo, observa-se que, a falta de conhecimentos, tanto gerencial como do mercado, também contribuíram para a extinção das MPEs. Destaca-se que a utilização da contabilidade como uma ferramenta de auxílio na gestão dos negócios, é imprescindível para o desenvolvimento das empresas, porém, os gestores demonstraram desinteresse pelas informações contábeis.

Palavras chave: MPEs, Mortalidade, Contabilidade gerencial.

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Costa, Ítalo S. da, Martins, J. de O., Carneiro, L. de A., & dos Santos, C. A. (2015). Mortalidade de micro e pequenas empresas de Corumbá–MS: percepção dos gestores sobre os fatores condicionantes da mortalidade. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2665

Edição

Seção

Artigos Completos