CPC para PMEs - dificuldades e avanços na aplicação dos conceitos contábeis na percepção dos profissionais de Rio Brilhante/MS

Ana Paula Finkler Fiusa, Cristiane Mallmann Huppes

Resumo


Diversos fatos ocorreram para que a contabilidade chegasse aos tempos atuais e no grau de importância para o mundo dos negócios. Atualmente, o fato de os países estarem convergindo às IAS - International Accounting Standard, (Normas Internacionais de Contabilidade – NIC), marca, de forma incomparável, uma mudança histórica nos procedimentos contábeis no Brasil. Nesse contexto, essa pesquisa objetiva identificar as dificuldades e avanços encontrados pelos profissionais da área contábil, que atuam em escritórios de Rio Brilhante/MS, diante da necessidade da aplicação do Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias empresas. Observando as principais informações obtidas, pode-se concluir que, são poucos os contadores ou técnicos contábeis que possuem algum conhecimento a respeito desse tema. Isso mostra, definitivamente, que é necessário aumentar a quantidade de cursos e treinamentos, pois só assim haverá maior conscientização, não apenas por parte dos profissionais da área contábil, como também dos micro e pequenos empresários a respeito da importância das informações obtidas através da correta realização e utilização das demonstrações contábeis.

Palavras-Chave: Normas Internacionais de Contabilidade. Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias empresas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.