A COMPETITIVIDADE DO COMPLEXO DA SOJA SUL-MATOGROSSENSE: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO ÍNDICE DE VANTAGEM COMPARATIVA REVELADA.

Autores

  • Tathiane Marques Dorneles UFDG
  • Francisca Maciel de Lima Dolazoana

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de verificar a existência de vantagens competitivas para a exportação do complexo da soja produzido no estado de Mato Grosso do Sul nos anos de 1997 a 2011. O Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR) foi utilizado como instrumento de análise empírica. Os resultados indicam que os segmentos grão e farelo de soja têm vantagens comparativas reveladas, apresentando índices que alternam momentos crescentes e decrescentes para o grão de soja e uma tendência decrescente para o farelo. A produção de óleo de soja do estado não apresentou vantagens competitivas no período analisado.

 

Palavras-chave: Complexo soja; Vantagens Competitivas; Exportação.

Publicado

2015-11-19

Como Citar

Dorneles, T. M., & Dolazoana, F. M. de L. (2015). A COMPETITIVIDADE DO COMPLEXO DA SOJA SUL-MATOGROSSENSE: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO ÍNDICE DE VANTAGEM COMPARATIVA REVELADA. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2604

Edição

Seção

Artigos Completos