PDDE, SUA IMPORTÂNCIA PARA O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS, 1999-2009

Autores

  • Lucimara Viescinski da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Giovane Silveira da Silveira UEMS

Resumo

A presente proposta tem como objetivo analisar a importância do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE no mercado de bens e serviços escolares no município de Ponta Porã/MS no período de 1999-2009, para atingir este objetivo será feita uma revisão bibliográfica dos autores que tem o PDDE como seu objeto de estudo, analisaremos o programa em si, suas características, sua legislação, regras e operacionalização na rede Estadual e Municipal de ensino, citando as diferenças de distribuição de recursos pelos Estados brasileiros e destacando assim as diversas maneiras e áreas de conhecimento. Faremos também visitas a sites e instituições responsáveis pela realização de tal programa, como escolas municipais e estaduais de ensino fundamental e também aos agentes que compõe o mercado de bens e serviços escolares no município. Em seguida, falaremos sobre o PDDE no município de Ponta Porã-MS, que por meio de pesquisa nas escolas da cidade encontramos o montante repassado diretamente para elas nos anos de 2008 e 2009 onde determinamos o produto que esta sendo comprado, bem como, os setores do comércio, afim de localizar as empresas que ambas as escolas da amostra mais gastaram seus recursos provenientes do PDDE. Após o levantamento dos dados nas escolas podemos perceber a elevada demanda de uma determinada cesta de produtos escolares principalmente nos setores de Papelarias e Materiais de Limpeza que se destacam entre as escolas pesquisadas.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Silva, L. V. da, & Silveira, G. S. da. (2015). PDDE, SUA IMPORTÂNCIA PARA O MERCADO DE BENS E SERVIÇOS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE PONTA PORÃ-MS, 1999-2009. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2595

Edição

Seção

Iniciação Científica