IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES EM REDES DE COOPERAÇÃO E REDES SOCIAIS ENTRE EMPRESAS
Resumo
Para se destacar no mercado e poder crescer as empresas sempre estão em busca de diferentes formas que irá contribuir seus objetivos. A formação de redes é uma forma encontrada por muitas PME‟S para contribuir de modo favorável para a identificação de novas oportunidades, pelo alto nível de informações que são geradas nas redes, como também pela troca de conhecimentos que ocorre entre indivíduos que compõe estas redes. Através das redes sociais os empreendedores buscam identificar oportunidades, tanto para abertura de novos negócios, serviços ou produtos, como para o aprimoramento de algo já existente, como também para diminuição de custos e entre outras razões. O estudo das redes possibilita um melhor entendimento sobre os relacionamentos, sendo plausível de observar a intensidade dos relacionamentos: laços fracos e laços fortes. Em cada tipo de relacionamento nota-se diferentes tipos de informações que cada um pode proporcionar: o tipo de conhecimento que pode ser gerado, assim como a identificação das oportunidades. Uma das estratégias das PME‟s para enfrentar o mercado altamente competitivo são a formação das redes de cooperação em que por meio destas as redes das pequenas empresas se unem para obter maiores vantagens competitivas, como o poder de barganha com os fornecedores almejando maiores lucros, crescimento e melhorias empresarias. Um ponto importante e crucial para o sucesso das redes de cooperação das pequenas empresas está no equilíbrio entre competição e cooperação, pois o pensamento tem que ser coletivo, na geração de oportunidade para ambos e não na busca de vantagens individuais, vistos como concorrentes que são.