ESTRATÉGIA E PERFORMANCE ORGANIZACIONAL NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Camila Coletto Instituto Federal Farroupilha

Resumo

O presente estudo investiga a estratégia e a performance organizacional da Instituição de Ensino Superior Delta, campus Santa Maria. Com base no entendimento que a comunidade acadêmica é sensível a um conjunto de variáveis essenciais, tais como o aumento da competitividade ocorrido nos últimos anos, em especial o setor de Ensino Superior, o perfil estratégico é analisado a partir do modelo adaptativo, segundo a metodologia de Miles e Snow (1978), sendo considerado a partir de três problemas: problema Empreendedor, problema Engenharia e problema Administrativo. O modelo de indicadores de performance organizacional estruturado por Kelm (2003) foi constituído a partir das seguintes perspectivas: a) Perspectiva dos clientes, b) Da perspectiva dos processos internos e de gestão, c) Da perspectiva do Aprendizado e Crescimento d) Perspectiva do Suporte Financeiro, baseadas no modelo do balanced scorecard. Para atingir os objetivos propostos, os procedimentos metodológicos envolveram uma pesquisa descritiva, sendo que o trabalho caracterizou-se como um estudo de caso baseando-se em análises qualitativas sobre o perfil estratégico, sendo aplicado um questionário para este diagnóstico. Num segundo momento, foi utilizado um instrumento para a entrevista estruturada definido por Kelm (2003) e o mesmo instrumento foi adaptado para uma entrevista semi-estruturada. O foco de ambos foi o diretor-geral do campus, o coordenador de extensão, o coordenador de pesquisa, o coordenador pedagógico, denominados grupo estratégico do campus e ainda, com os coordenadores dos cursos de Administração, Arquitetura, Fisioterapia, Psicologia, Direito, Estética e Cosmetologia, Educação Física e Sistemas de Informações denominados grupo tático. Os resultados foram sistematizados a partir da definição do perfil estratégico analista e a performance organizacional, identificou vários fatores que influenciam na autogestão da IES Delta. Como sugestão para novas pesquisas, aponta-se a necessidade de realização de um estudo longitudinal que permita acompanhar as modificações de perfil estratégico no decorrer do tempo e das mudanças ambientais enfrentadas pelas instituições, pois, em alguns casos, pode acontecer que o perfil estratégico da instituição esteja relacionado com o tempo de atuação. Outro ponto que foi discutido de forma abrangente no decorrer deste trabalho, mas que merece pesquisa detalhada, foi o método de mensuração de performance, assim, estudos poderão ser realizados comparando-se os diferentes métodos de mensuração ou criando novos frameworks com base nos métodos existentes.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Coletto, C. (2015). ESTRATÉGIA E PERFORMANCE ORGANIZACIONAL NO ENSINO SUPERIOR. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2582

Edição

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