ENDOMARKETING E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO –

Autores

  • Aline Robles Brito UEMS
  • Juliana Mayumi Nishi UEMS
  • Marta Sulema Biolchi FAP
  • Ernani Busanelo Carpenedo

Resumo

Analisar a inferência do uso do endomarketing sobre o comprometimento organizacional afetivo dos funcionários do Banco do Brasil – Agência de Ponta Porã - MS é o principal objetivo do presente artigo. O estudo incorpora parâmetros que mostram a relação do uso dessa ferramenta inovadora como meio de estimular o comprometimento do cliente interno, que hodiernamente tem sido visto como elemento crucial para o desempenho organizacional competitivo. Em relação a sua configuração metodológica, o estudo se configura como uma pesquisa de survey realizada em uma amostra de 25 funcionários do Banco do Brasil S/A – Agência de Ponta Porã - MS. De forma sintética, os resultados indicam primeiramente que há significativa realização profissional por ocupar uma função nesta organização. O segundo quesito a ser destacado e que tende a ser reflexo do primeiro, é o indicativo de lealdade com os objetivos organizacionais, variável que apresentou a média mais expressiva nos indicadores relacionados ao comprometimento afetivo com a organização. O terceiro elemento analítico que apresentou representatividade destacada diz respeito ao ambiente interno, no quesito relacionamentos. Com base nos resultados obtidos é possível abstrair que a relação entre o endomarketing com o comprometimento afetivo é favorável nesta agência do

Banco do Brasil S/A.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Brito, A. R., Nishi, J. M., Biolchi, M. S., & Carpenedo, E. B. (2015). ENDOMARKETING E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL AFETIVO –. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2580

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