E-COMMERCE: ANÁLISE DO HÁBITO DE COMPRA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS EM LOJAS VIRTUAIS EM RELAÇÃO AO COMPOSTO DE MARKETING

Autores

  • Grace Kelly Novais Botellho UEM
  • Eveline de Oliveira Gomes UEM
  • Hermes Moretti Ribeiro da Silva FGV

Resumo

A internet é considerada a ferramenta da atualidade que os estudantes mais utilizam para realizar suas pesquisas, ou seja, todo e qualquer tipo de estudo de modo mais rápido, eficiente, para obter um vasto número de informações, contribuições, notícias e dados. Diante do crescimento do mercado de compras pela internet, em que, a cada ano, o número de compras por meio desta tecnologia tem crescido, possibilitando ao indivíduo efetuar compras de qualquer lugar que esteja, desde que esteja conectado a internet, em qualquer loja que desejar, tanto nacional como internacional, este estudo buscou analisar os hábitos de compras dos alunos da graduação de um curso de Administração em uma Universidade do Interior do estado do Paraná. O objetivo principal foi verificar quais fatores relacionados ao Composto de Marketing influenciam os hábitos de compras destes. O estudo aconteceu por meio de uma pesquisa quantitativo-descritiva, em que foram pesquisados 151 alunos do curso de administração, onde se buscou identificar a relação do composto de marketing com o hábito de compra do universitário estudante de administração. 64% dos participantes declaram ter realizado algum tipo de compra on-line no primeiro semestre de 2011, sendo a maior parte delas (74%) em lojas nacionais enquanto que os sites de compras coletivas representaram 34% das compras realizadas. O principal tipo de produto adquirido foram livros e revistas, tanto entre homens quanto entre as mulheres entrevistas. Em relação ao P – Produto, destaca-se a maior influência da qualidade do serviço prestado pela loja assim como a garantia do produto. Quanto ao P – Preço, destacaram-se a segurança no pagamento, o preço dos produtos e o valor do frete como itens considerados mais importantes na hora de o participante da pesquisa decidir por realizar uma compra on-line. Em relação ao P – Promoção, as promoções realizadas pelas empresas de e-commerce foram referenciadas como mais importantes pelos participantes. Por fim, na análise do P – Praça, a reputação e credibilidade do site foi apontada como item muito importante pelos participantes da pesquisa. De forma geral, o P – Preço pode ser apontado como o item do composto de marketing que tem maior influência na decisão de comprar on-line entre os universitários pesquisados.

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Publicado

2015-11-19

Como Citar

Botellho, G. K. N., Gomes, E. de O., & Silva, H. M. R. da. (2015). E-COMMERCE: ANÁLISE DO HÁBITO DE COMPRA DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS EM LOJAS VIRTUAIS EM RELAÇÃO AO COMPOSTO DE MARKETING. ANAIS - ENCONTRO CIENTÍFICO DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CONTABILIDADE, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/ecaeco/article/view/2579

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Seção

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