A intermidialidade em questão: uma análise de Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, De Rubem Fonseca
Palavras-chave:
Referência Intermidiática, Cinema, Intermidialidades, Rubem FonsecaResumo
Os estudos de intersemiótica surgiram timidamente e têm ganhado força na análise de pontos comuns entre as mídias utilizadas em diversas artes. Com uma visão atenta, e aqui foge-se da ideia do inventivo malicioso, é possível verificar o diálogo produtivo entre Literatura e Cinema por meio dos pontos em que elas têm em comum, indo além dos limites que supostamente teriam e possibilitando imersões em um universo repleto de novos significados, considerando sensações complementares àquelas que uma arte estaria obrigatoriamente limitada. A literatura Fonsequiana, por sua vez, há muito é vinculada ao cinema. Seja pela concisão, pelos referenciais ou mesmo pela agilidade com que o texto de Rubem se apresenta, o caráter fílmico sempre esteve presente. Este trabalho tem como objetivo demonstrar as relações intersemióticas entre Literatura e Cinema presentes de forma implícita na Obra Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, de Rubem Fonseca, tomando por base o registrado por Claus Clüver quanto às referências intermidiáticas, bem como as comparações às observações de Jacques Aumont, Solange Ribeiro de Oliveira, Dziga Vertov e Glauber Rocha. É possível identificar que as referências implícitas no texto funcionando como “manual” do cinema, abordando conceitos técnicos de produção e execução cinematográfica; o conceito de verdade fílmico, a transposição midiática, a essência e as características dos cineastas se mostram como pontos fortes arraigados no cerne da narrativa. É possível, num todo, afirmar que a obra é – dada a sua qualidade literária – uma grande referência midiática ao cinema. Outrossim, é possível verificar que o cinema é mais que um simples referencial na obra, mas funciona como personagem ativa na relação entre o narrador e os demais personagens. Finalmente, a análise da obra literária em comparação ao Cinema não estabelece uma escala hierárquica entre estas Artes, mas busca unificá-las em seus pontos comuns, sem desmerecer ou supervalorizar pontos em que se desencontram.
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