Estética de uma ética da poesia brasileira contemporânea: a paixão pelo real manifesta em efeitos de presença

Autores

  • Gabriel de Melo Lima Leal Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Poesia, Fabiano Calixto, Ética, Experiência estética, Produção de Presença.

Resumo

Propomo-nos a leitura de um aspecto ético de parte da produção poética contemporânea brasileira – qual seja uma paixão pelo real (Slavoj Zizek), um desejo de se dirigir à realidade ou trazê-la ao poema – e como isso se manifesta esteticamente nessa mesma produção. O objeto analisado é o livro Sanguínea (2007), de Fabiano Calixto. A chave de leitura que nos é concedida pela Filosofia da Presença, de Hans Ulrich Gumbrecht, é de natureza epistêmica e fenomenológica e nos possibilita entender na contemporaneidade uma série de aspectos discutidos na crítica de poesia contemporânea enquanto desejo de presença. Os efeitos de presença aparecem, então, na poesia, como possibilidade de contato com um mundo que foi perdido (o mundo das coisas, como diz Gumbrecht) e, ao mesmo tempo, como sintoma do sentimento dessa perca que nos impôs o paradigma cartesiano fundado na cisão entre sujeito e objeto. Este trabalho se refere a uma parte da dissertação em andamento “Efeitos de presença em Sanguínea, de Fabiano Calixto: uma leitura analógica” e, até o presente momento, nossas suposições iniciais a respeito do objeto têm se confirmado ao longo do cotejo dos poemas e dos referenciais teóricos que consistem basicamente da Filosofia da Presença de Gumbrecht – que por sua vez se apoia na fenomenologia de proposições antimetafísicas do último Heidegger e nas teorias sistêmicas de Niklas Luhman –, de textos sobre a poesia moderna (principalmente de Octavio Paz) e de poesia brasileira contemporânea. Destacamos dentre estes últimos a obra de Marcos Siscar, que acusa uma necessidade ética da produção poética da contemporaneidade em “tomar pé” ante a ampla sensação de deriva que se nos impõe.

Biografia do Autor

Gabriel de Melo Lima Leal, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestrando em Letras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. E-mail:

Referências

CALIXTO, Fabiano. Sanguínea. São Paulo: Editora 34, 2007.

CAMPOS, Haroldo de. Poesia e modernidade: da morte do verso à constelação. O poema pós-utópico. In: O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997. p. 243-270.

CAMPOS, Haroldo de. Entrevista a José Guilherme Rodrigues Ferreira e Manuel da Costa Pinto. In: ANDRADE, Welington; BREGANTINI, Daysi (Org.). Cult 20 anos: melhores entrevistas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

COHN, Sergio (Org.). Poesia.br: 2000. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012.

GARRAMUÑO, Florencia. O império dos sentidos: poesia, cultura e heteronomia. In: PEDROSA, Célia; ALVES, Ida (Org.). Subjetividades em devir. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

GOMES, Guilherme Foscolo de Moura. A fúria do comentário: hipertrofia hermenêutica na era da mímese. Tese – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença - o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio, 2010.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Graciosidade e Estagnação: ensaios escolhidos. Rio de Janeiro: Ed. PUC- Rio, 2012.

LEAL, Gabriel de Melo Lima. Poesia brasileira contemporânea: a ética do real em duas estéticas autodescritas. REVELL: Revista de estudos literários da UEMS. V.3, nº14. p.97-118, dez. 2016. ISSN:2179-4456. Disponível: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/ REV/article/view/1548>. Acessado: 12/10/2019.

LUCIEN, Renée Clémentine. Las frutas de eros: Ramón Alejándro y Guillermo Cabrera Infante. In: Letral: revista electrónica de Estudios Transatlánticos del Departamento de Literatura Española de la Universidad de Granada. ISSN-e 1989-3302, Nº. 7, 2011. Disponível: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5370450>. Acessado em 12/10/2019.

SIMON, Iumna Maria. A retradicionalização frívola: o caso da poesia no Brasil. Revista Cerrados: Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. V.24, nº 39, 2015. Disponível: Acessado: 12/10/2019.

SISCAR, Marcos. Poesia e crise: ensaios sobre a “crise da poesia” como topos da modernidade. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

SISCAR, Marcos. De volta ao fim: o “fim das vanguardas” como questão da poesia contemporânea. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016

Downloads

Publicado

2020-05-12

Como Citar

Leal, G. de M. L. (2020). Estética de uma ética da poesia brasileira contemporânea: a paixão pelo real manifesta em efeitos de presença. ANAIS DO CONGRESSO DE PESQUISAS EM LINGUÍSTICA E LITERATURA, 1(1), 135–151. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/CPLL/article/view/6951