O Discurso sobre Língua e a sua representação na sociedade

Ellen Aurea Karolina Hetwer

Resumo


Uma das formas de nos comunicarmos, de interagirmos, é possível para nós através de uma ferramenta abstrata que é a língua. E pensar em língua nos remete também pensar em Linguagem. Como ressalta o próprio linguista Saussure, a Língua é também simbólica, ela existe a partir de uma coletividade, “sob a forma duma soma de sinais depositada em cada cérebro, mais ou menos como um dicionário cujos exemplares, todos idênticos, fossem repartidos entre os indivíduos”. (SAUSSURE, 2006, p. 27). Todas as questões da língua são voltadas aos os indivíduos que observam o mundo ao seu redor. Interessa compreender como de fato seria o funcionamento da língua e o que ela representa na sociedade. Assim, este artigo foi desenvolvido através de um trabalho realizado como Prática de Componente Curricular, em julho de 2015, da disciplina de Análise do Discurso, do 5º semestre do curso de Licenciatura Plena em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Alto Araguaia – MT, sob orientação do Professor Drº Paulo Cesar Tafarello. Foram realizadas entrevistas com discentes dos Cursos de Comunicação Social, Ciência da Computação e Licenciatura Plena em Letras da mesma Universidade, e com um discente do curso de Psicologia da Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (UNIFIMES), localizada na cidade de Mineiros – GO, a partir de duas reportagens sobre o cantor e compositor Ed Motta retratando a Língua Portuguesa e os brasileiros. De modo geral, o objetivo foi o de analisar os discursos relacionados a Língua e o que ela representada na sociedade. E como as reportagens influenciaram nos discursos dos entrevistados. Após os apontamentos e a constituição do corpus, nossa análise foi composta por quatro discursos: Língua como meio de comunicação, Língua como norma padrão, Língua como idioma e Língua e a sua relação com a sociedade. Nossa análise foi traçada na perspectiva teórica da Análise do Discurso de Linha Francesa, baseando-se principalmente em Michel Pêcheux e Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi.


Palavras-chave


Língua; Sociedade; Discurso; Análise do Discurso.

Texto completo:

PDF

Referências


DCM- O ESSENCIAL. Ed Motta anuncia turnê na Europa e pede que brasileiros “simplórios” não apareçam. Disponível em Acessado em 15 de maio de 2015.

E-BIOGRAFIA. Biografia de Ferdinand de Saussure. Disponível em

Acessado em 08 de junho de 2019.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 12º ed. Campinas: Pontes, 2015.

ORLANDI, Eni Puccinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4º ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. 4º ed. Pontes Editores, Campinas, SP, 2012.

RODRIGUES, Marlon Leal (org.). Linguagem, identidade, gênero, história. Rio de Janeiro: Litteris ED. Quártica Premium, 2011.

R7 ENTRETENIMENTO. Ed Motta diz que Paula Toller é “burra” e brasileiro é “povo feio”. Disponível em Acessado em 15 de maio de 2015.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 27ª ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

TAFARELLO, Paulo César. Sentidos inter-ditos: entre as formas de dizer e as formas de negar/ Tese de Doutorado. Campinas, SP: [s.n.], 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do Congresso de Pesquisas em Linguística e Literatura