A TEMÁTICA DA ELETROQUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS

Autores

  • Bruna Manzani Leite de CASTRO Universidade Federal da Grande Dourados
  • Aléxia Batista FORTUNATO Universidade Federal da Grande Dourados

Resumo

A QSC é uma metodologia que permite desenvolver o pensamento crítico, a tomada de decisão, envolve questões que estão sendo discutidas nas mídias e ações cidadãs, além disso, a contextualização ajuda o processo de ensino aprendizagem, relacionando o conhecimento científico com o cotidiano. O presente trabalho utilizou-se da relação existente entre o conceito químico e ações do cotidiano dos alunos para a elaboração de uma sequência de aulas para as turmas dos segundos anos do Ensino Médio da rede pública, na cidade de Dourados, durante o estágio supervisionado de ensino. A metodologia utilizada foram as Questões Socientíficas (QSC) e o conteúdo abordado foi eletroquímica. Utilizou-se de um projeto presente na cidade, conhecido como Papa Pilhas para relacionar o conteúdo com o cotidiano dos alunos, a partir disso verificou-se o conhecimento prévio dos mesmos sobre pilhas e baterias, apresentou-se a temática, os malefícios e benefícios das pilhas, como também os conscientizou sobre o descarte. A ação cidadã utilizada foi o recolhimento de pilhas e baterias de toda escola e da comunidade para o projeto Papa-pilhas. Concluímos que, a abordagem de temas próximo do dia-a-dia dos alunos, os aproxima do conteúdo, desenvolve o pensamento crítico e a aprendizagem significativa, bem como a participação em ações cidadãs.

Biografia do Autor

Bruna Manzani Leite de CASTRO, Universidade Federal da Grande Dourados

Departamento de química com ênfase no ensino de química.

Aléxia Batista FORTUNATO, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda em Química, na área de química analítica da UFGD

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

CASTRO, B. M. L. de, & FORTUNATO, A. B. (2018). A TEMÁTICA DA ELETROQUÍMICA SOB A PERSPECTIVA DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4787