A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Patricia Pato SANTOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS - SEMED/CG
  • Gilvania Rosa Marques LEONARDO
  • Carla de Britto Ribeiro CARVALHO

Resumo

O presente estudo desenvolvido no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS (SEMED) apresenta como temática a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, pertencentes a 07 (sete) escolas da rede municipal de ensino que integram a região urbana Imbirussu. Destarte, o objetivo provém em compreender as confluências e divergências da pratica pedagógica por meio da análise dos relatórios de acompanhamento ao professor, realizados pelos técnicos da secretaria no decorrer do ano de 2017. Como método, debruça-se no materialismo histórico dialético e como procedimento metodológico, trata-se abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e documental. Para tanto, fundamenta-se nos estudos de Gasparin (2015), Saviani (2012), Gimeno Sacristán (2008) e Afonso (1996). Os dados analisados a partir das categorias planejamento escolar e prática pedagógica evidenciam ser possível reconhecer como confluência a intencionalidade do professor ao realizar seu planejamento em possibilitar a aquisição significativa de conhecimentos aos alunos, por meio de estratégias diversificadas de ensino. Apontam ainda que ao se deparar em sala de aula com a exigência de cumprimento de conteúdos dispostos por bimestre sob a égide de ensinar tudo a todos, iniciam-se as divergências anunciadas, passando o professor a atuar a partir de um modelo pré-estabelecido, fragmentando conteúdos, executando a prática dissociada das relações sociais, contribuindo para um ensino que por vezes não permite aos alunos refletir sobre os conteúdos estudados, em um processo dialético. Os resultados permitem inferir que para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, é necessário adotar a prática pedagógica na perspectiva dialógica, na qual as situações de ensino sejam pautadas pelo diálogo, criando condições para que o aluno, no processo de aprender, possa elaborar seus conhecimentos e por meio de reflexões, produzir seus conhecimentos motivados pelas mediações promovidas pelo professor.

Biografia do Autor

Patricia Pato SANTOS, SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO GRANDE/MS - SEMED/CG

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996). Especialista em Gestão Comunitária para Educadores pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014).Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Mestrado Profissional em Educação (2016). Professora visitante Faculdades Integradas de Cassilândia/Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres (Cursos de Pós-Graduação).Exercício de docência por 10 anos no Ensino Fundamental em Ciências(anos finais) e Biologia (ensino médio). Atuação em Gestão Escolar da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande pelo período de 07 anos. Atuação em Gestão Escolar da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul pelo período de 02 anos.Técnica da Coordenadoria de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul pelo período de 04 anos. Membro da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares em Mato Grosso do Sul. Bolsista do FNDE/MEC/UFMS – Professora Formadora do Curso Docência na Escola de Tempo Integral (2014-2015). Técnica de Apoio Pedagógico à Educação Profissional e Educação Superior no âmbito do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) . Coordenadora Adjunta da Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Campo Grande. Coordenadora Municipal do Programa Novo Mais Educação. Pesquisadora no grupo de pesquisa Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação - GEPGE, da Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente Gerente de Ensino Fundamental e Médio/Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

SANTOS, P. P., LEONARDO, G. R. M., & CARVALHO, C. de B. R. (2018). A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: CONFLUÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4782