AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO MATO GROSSO DO SUL E OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Welcianne Iris de QUEIROZ Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Andreia Nunes MILITÃO

Resumo

O texto ora apresentado traz os resultados preliminares de uma dissertação de mestrado em andamento, inscrita na linha de pesquisa “Currículo, formação docente e diversidade” no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba. Para o presente estudo elegemos as Licenciaturas em Matemática das Universidades Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul – UFMS, UFGD e UEMS – como lócus da pesquisa qualitativa que tem como escopo identificar e analisar se, com a emergência e centralidade ocupada pelas avaliações educacionais externas e em larga escala, as Universidades alvo incluíram/fomentam, nos cursos de formação inicial de professores de matemática, disciplinas/conteúdos sobre a avaliação educacional em suas diferentes modalidades. A pesquisa documental conta como fonte de dados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) das Universidades alvo, coletados nos sites das respectivas instituições e foram analisados à luz dos referenciais teóricos que fundamentam a presente investigação. As análises preliminares indicam que os cursos de licenciatura ofertam uma formação incipiente e superficial acerca da avaliação educacional, com uma abordagem limitada ao viés técnico e instrumental, balizada, em sua maioria, pelos aspectos teóricos metodológicos da disciplina de didática e alijada de uma reflexão mais substancial acerca dos seus processos constitutivos. Conclui-se, portanto, que as licenciaturas ou não acompanham as mudanças trazidas por tais avaliações para contexto educacional por resistir a esses modelos ou por não possuir sintonia com a educação básica.

Biografia do Autor

Welcianne Iris de QUEIROZ, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/unidade Paranaíba-MS). Possui especialização em Educação pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), onde desenvolveu pesquisa na área de Avaliação da Aprendizagem e formação docente (2016). Especialista em Psicopedagogia pela Unead, onde desenvolveu pesquisa sobre a aprendizagem humana e os fatores que a influenciam (2008). É graduada em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) (2002). É professora efetiva de Matemática e Ciências Naturais da rede Estadual de Goiás há mais de 14 anos. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF).

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

QUEIROZ, W. I. de, & MILITÃO, A. N. (2018). AS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO MATO GROSSO DO SUL E OS DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4772