O PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA (PNAIC) E AS PESQUISAS EM MATO GROSSO DO SUL NO ENTRETEMPO 2013-2017

Autores

  • Silvia Cristiane Alfonso VIEDES
  • Maria Alice de Miranda ARANDA

Resumo

O presente trabalho configura a construção do estado do conhecimento do projeto de pesquisa de tese “O PNAIC no MS: concepções dos sujeitos e a qualidade presente no processo alfabetizador”, em análise ao conjunto de pesquisas defendidas pelos programas de pós graduação sul-mato-grossenses reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)[1] sobre o Pacto Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC). O objetivo é analisar o resumo das produções em epígrafe capturadas no portal eletrônico do catálogo de teses e dissertações da CAPES[2]no cenário de Mato Grosso do Sul às proposições sobre objeto, método e metodologia, com recorte temporal de 2012 a 2017. Como metodologia desse trabalho, a pesquisa é qualitativa de cunho bibliográfico. Constata-se 9 trabalhos desenvolvidos em Mato Grosso do Sul, defendidas nos programas de mestrado acadêmico (5) e profissional (4). Os objetos de pesquisa contemplam todos os eixos do PNAIC, com ênfase na formação continuada e seus desdobramentos. Do método e metodologia, apenas uma se posiciona metodicamente; as demais não são claras sobre o consenso do método, constata-se pela leitura dos resumos que método e referencial teórico são colocados como mesmos pressupostos; evidencia-se a dificuldade na busca de posicionamento conceitual e aprimoramento metódico.

[1] Fundação atuante na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

[2] Disponível em <http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/>. Acesso em 17 abr. 2018.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

VIEDES, S. C. A., & ARANDA, M. A. de M. (2018). O PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA (PNAIC) E AS PESQUISAS EM MATO GROSSO DO SUL NO ENTRETEMPO 2013-2017. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4768

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)