UM ESTUDO SOBRE A CULTURA SURDA POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Silvana TOBIAS OLIVEIRA

Resumo

RESUMO: Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar momentos de vivências e aprendizagem com a comunidade Surda, buscando entender a complexidade do ser Surdo, além de refletir sobre alguns conceitos, tais como cultura Surda, ser Surdo, bem como as legislações vigentes na educação de Surdos, por exemplo, a lei n° 10.436/02 que reconhece a Libras como língua oficial dos Surdos brasileiros e o decreto nº 5.626/05 que regulamenta esta lei. Estas experiências tiveram início antes do ingresso à universidade, ou seja, na educação básica, mas que se tornou um corpus de pesquisa na graduação e práxis no PIBID e Estágio Supervisionado e teve a prática do olhar etnográfico aludido por Sousa (2000). O aprendizado e os conflitos vivenciados com os Surdos possibilitou refletir sobre algumas inquietações presentes na comunidade Surda a partir desses questionamentos associados à formação de professores, como por exemplo, a necessidade de comunicação na língua brasileira de sinais e/ou planejamentos de aulas adaptadas que contemplasse as espeficidades destes sujeitos, como por exemplo, materiais que mais visuais. Inicialmente as experiências aconteceram de uma maneira natural dentro da escola, no trabalho e em outros espaços sociais, mas que contribuiu para a nossa formação humana e a possibilidade de se colocar no lugar do outra- alteridade e não só permitiu rever as práticas cotidianas, mas ter uma vivência dialógica por meio da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

 

PALAVRAS-CHAVE: Cultura Surda. Relato de Experiências. Aprendizagem. Formação.

 

 

 

 

 

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

TOBIAS OLIVEIRA, S. (2018). UM ESTUDO SOBRE A CULTURA SURDA POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4762