EVASÃO DOCENTE: A TROCA DA DOCÊNCIA PELA FUNÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS ARIQUEMES

Autores

Resumo

RESUMO: Este artigo teve como intuito investigar a evasão docente na rede estadual de ensino, no qual verificamos que um bom número de professores abandonaram a docência e migraram para o Instituto Federal de Educação de Rondônia, Campus Ariquemes, mas contudo, para o cargo de técnico administrativo, e buscamos verificar se houve relação entre as políticas públicas educacionais com esta evasão. O objetivo geral deste trabalho é verificar as causas do abandono docente da rede pública estadual de educação, no advento de uma função técnica administrativa no Instituto Federal de Educação de Rondônia. A pesquisa, de natureza qualitativa, propõe-se interpretar os dados levantados por meio de pesquisa documental realizada entre janeiro a abril de 2018, no qual analisamos os Currículos Lattes de todos os servidores técnicos administrativos em educação do campus Ariquemes e verificamos que dos 65 técnicos, 17 destes eram docentes da rede estadual de educação de Rondônia. A partir da verificação desses dados partimos para análise e buscamos na revisão de literatura entender este fenômeno estudado e com resultados obtidos, podemos concluir que os investimentos feitos em recursos humanos pelo Governo do Estado estão muito aquém do esperado, levando muitos professores a buscarem novas alternativas de trabalho e muitos deixando a carreira do magistério.

 

 

Palavras-chave: Educação. Evasão docente. Escola. Professor. Estado.

Biografia do Autor

Francisco Roberto da Silva de CARVALHO, IFRO

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Silvana de Fátima dos SANTOS

Doutoranda pela Universidade Estadual Júlio Mesquita, Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Rondônia (IFRO).

Carmen Tereza VELANGA

Doutora em Educação pela PUC/SP, docente do PPGE UNIR.

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

CARVALHO, F. R. da S. de, SANTOS, S. de F. dos, & VELANGA, C. T. (2018). EVASÃO DOCENTE: A TROCA DA DOCÊNCIA PELA FUNÇÃO DE TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE EDUCAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS ARIQUEMES. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 2(2). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4735