EM DISCUSSÃO A INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Edna Leandro da SILVA
  • Mirian ROMAN
  • Maria Luzia da Silva SANTANA

Resumo

O presente artigo tem o objetivo problematizar sobre a inclusão e práticas pedagógicas no contexto escolar, para isso foi realizado uma revisão de literatura que possibilitou fazer um breve histórico da Educação Especial no Brasil para refletir acerca as ações pedagógicas inclusivas.  Considera-se que discriminar positivamente na escola é ação fundamental para que seja possível atender as especificidades da aprendizagem de cada sujeito, ou para incluir a todos. Em contrapartida a discriminação negativa é aquela que gera preconceito, marcando ou estigmatizando o sujeito. Embora exista avanços na Educação Especial no Brasil, ainda há caminhos a percorrer tendo em vista que a discriminação precisa ser positiva, com mudanças amplas nas práticas pedagógicas. Essas mudanças poderão ser potencializadas na formação inicial, assim é interessante que nos cursos de licenciaturas sejam desenvolvidas práxis pedagógicas voltadas para crianças/educandos com necessidades especiais.

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Como Citar

SILVA, E. L. da, ROMAN, M., & SANTANA, M. L. da S. (2017). EM DISCUSSÃO A INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 700–711. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4209