PRÁTICAS DOCENTES E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ilma Regina Castro Saramago de SOUZA
  • Maria Aparecida VILAR

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada para a conclusão do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. A pesquisa teve como objetivo apresentar e discutir as práticas docentes e a inclusão de crianças negras, na Educação Infantil. A metodologia teve como base a pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se a observação nas turmas do Pré-escolar I, Pré-escolar II e Maternal II, e a entrevista com quatro professoras de um Centro de Educação Infantil (CEIM), num município no interior sulmatogrossense. Os resultados da pesquisa apontam que as práticas desenvolvidas pelas professoras da Educação Infantil, da instituição em questão, para a inclusão das crianças negras, ainda, é um desafio. Em processo de construção para a educação inclusiva, as professoras precisam se debruçar em estudos que aprofundem o seu conhecimento acerca da história e importância do negro na construção do Brasil, da sua cultura, da sua crença, das suas conquistas educacionais e dos direitos alcançados ao longo dos séculos, pois, assim poderão refletir e repensar a sua prática docente. 

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Como Citar

SOUZA, I. R. C. S. de, & VILAR, M. A. (2017). PRÁTICAS DOCENTES E A INCLUSÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 654–664. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4206