TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÃO ACADEMIA E ESCOLA

Autores

  • Bruna Letícia da Silva MASSUIA
  • Éder da Silva NOVAK

Resumo

No contexto em que a educação vem passando por várias modificações, influenciada por questões políticas e por jogo de interesses, é preciso analisar e repensar as práticas do ensino de História de modo a resistir aos desafios que a disciplina vem encontrando para se manter nos currículos. Uma das formas foi procurar observar e entender a dinâmica de uma escola, desde sua relação entre os profissionais, com os alunos e pais e o mais importante, neste caso, como a disciplina histórica vem sendo trabalhada nas salas de aula das escolas. Neste sentido, o artigo pretende analisar as condições em que vem sendo desenvolvida a disciplina de história nos bancos escolares, bem como a forma como o professor desenvolve a disciplina de história em sala de aula e seu relacionamento com as diretrizes curriculares formuladas pela escola e aprovadas pelo Estado, bem como demonstrar a experiência do estágio realizado pelos alunos concluintes da graduação em História, em 2016, da Universidade Estadual do Paraná – (UNESPAR) Paranavaí, através de um Projeto de Extensão, com a prática de oficinas sobre história e cultura indígena. Durante o estágio procurou-se conciliar teoria e prática com objetivo de incrementar o ensino de História, estreitando as relações entre academia e escola, na tentativa de diminuir as dicotomias entre ambas. O trabalho a ser apresentado propõe discussões no âmbito de contribuir nas necessidades de um trabalho em conjunto entre a esfera acadêmica e o espaço escolar.

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Como Citar

MASSUIA, B. L. da S., & NOVAK, Éder da S. (2017). TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA: RELAÇÃO ACADEMIA E ESCOLA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 576–588. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4200

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado