TEMAS TRANSVERSAIS: FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Lucimara de Oliveira CALVIS

Resumo

Como principal objeto desta pesquisa está como o docente que atua em sua disciplina de formação na licenciatura, trabalha os Temas Transversais, pois depois de instituído pelo Ministério da Educação – MEC, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, precisa independente da disciplina que atua também abordar temas como: Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual e do Trabalho e Consumo (PCNs 1997, p.17). Para que os educadores possam trabalhar a temática ambiental, será necessária uma formação especifica? Será abordada a necessidade ou não para que haja momentos específicos para formação do professor na atualidade. Serão apresentadas legislações que atendam à necessidade de Formação do docente para o trabalho didático prático em sala de aula dos temas transversais, com foco o tema meio ambiente.  E mesmo não sendo ofertada uma formação continuada para trabalhar este tema, pelas escolas que atuam, durante as pesquisas observou-se que todos os professores estão trabalhando os temas por terem a certeza da importância deles em nossos dia a dia. Trabalhar as temáticas ambientais requer muito mais do que isso, necessita-se buscar a sensibilização de futuros cidadãos no que diz respeito à usufruir dos ambientes sem degradá-lo ou poluí-lo, pois só assim haverá harmonia entre o homem e a natureza.

 

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Como Citar

CALVIS, L. de O. (2017). TEMAS TRANSVERSAIS: FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DOCENTE. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 481–494. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4194