A POLÍTICA EDUCACIONAL APÓS 1990 E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA SALOMÉ DE MELO ROCHA

Autores

  • Cláudia de Cillo Mazucato NERI

Resumo

O artigo trata do processo histórico e a política de formação de professores de 1990 até os dias atuais, bem como o papel de organizações internacionais que interferiram na elaboração das Políticas Educacionais brasileiras. Refere-se a pesquisa qualitativa que, em primeiro momento, visa compreender o percurso das políticas públicas voltadas para a formação de professores no Brasil. Em segundo momento será abordado a influência das mesmas para a atuação docente na Escola Estadual Salomé de Melo Rocha tanto na formação inicial como relacionada a formação continuada. Teve como instrumentos a revisão bibliográfica com base em autores como Barreto (2011 e 2015), Freitas (2012), Gatti (2013-2014), Scheibe (2008 e 2010), Brzezinski (2008), como também Legislações referentes à Educação e a Formação de Professores nos últimos vinte e sete anos. Foi realizada coleta de dados por meio de questionário junto aos professores do Ensino Fundamental da referida escola para evidenciar as principais características do processo formativo dos professores assim como a participação destes em ações de caráter formativo.  A partir dos dados levantados por meio das respostas dos professores foi possível elencar as peculiaridades desta instituição escolar a importância da formação inicial e formação continuada para o desenvolvimento profissional e a construção da identidade docente.

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Como Citar

NERI, C. de C. M. (2017). A POLÍTICA EDUCACIONAL APÓS 1990 E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA ESCOLA SALOMÉ DE MELO ROCHA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 02. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4169