RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Izabelli Louise Troiani de JESUS
  • Joseana Stecca Farezim KNAPP

Resumo

O Estágio Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental realizado na escola localizada na cidade de Dourados-MS, dando continuidade ao processo de formação docente. Objetivou-se integrar teoria e prática, por meio da experiência de docência no Ensino de Ciências a partir do tema Meio Ambiente, Poluição e Degradação. A metodologia utilizada envolveu três atividades relacionadas ao tema, foram expostas após uma breve introdução ao conteúdo, em todas as salas do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências em formato de oficina. As três atividades realizadas foram: Mapeamento Regional do Lixo no Brasil; Tabela do Tempo de Degradação de Materiais e Atividade do Barbante, com duração de 50min- 1h\aula. As turmas foram divididas em três grupos para preencher os mapas e as tabelas. Estas atividades contaram com a participação da maioria dos alunos, interagindo com seus respectivos grupos, exigindo atenção e raciocínio dos mesmos. Percebeu-se que o assunto proposto nas atividades chamou atenção e inspirou interesse. No momento da correção verificou-se surpresa perante algumas respostas e expressões mostrando competitividade, almejando o máximo de acertos para ultrapassar os outros grupos. Já a atividade do barbante aconteceu no pátio da escola onde a turma distribuiu-se em círculo. Considerando o local aberto, os alunos não ouviam bem o que estava sendo dito na hora da explicação, poucos alunos participaram, a maioria estava desinteressada. Notou-se, que a atividade do barbante não surtiu efeito, pois os alunos não demonstraram interesse, talvez por terem embaraços em expressarem perante os colegas de classe, se dispersavam com facilidade. Desta forma esta atividade foi aplicada apenas na primeira turma. Em contrapartida com base em observações durante aplicação das outras duas atividades foi possível perceber interesse dos alunos, despertando competitividade e empolgação, apesar de conversas paralelas. Mesmo que tenha ocorrido imprevistos e dificuldades durante as atividades, é preciso estar preparado para qualquer eventualidade.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

JESUS, I. L. T. de, & KNAPP, J. S. F. (2017). RELATO DE EXPERIÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO FORMAÇÃO DOCENTE: INTERSECÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA, 1(01), p. 567. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/seminarioformacaodocente/article/view/4139

Edição

Seção

Eixo 4. Experiências e Práticas no Estágio Supervisionado