BULLYING: UMA PRÁTICA DE VIOLÊNCIA

Autores

  • Milene de Oliveira Silva

Resumo

Esta proposta de trabalho tem por objetivo analisar o fenômeno do bullying, e que atinge as pessoas no mundo, e diminui a autoestima de suas vitimas. Sua ocorrência é possível ser verificado nas escolas, seja ela privada ou pública. Este tem sido uma questão pertinente para discussão entre educadores, diretores e pais, pois refletem comportamentos como agressões físicas e morais, o uso de apelidos, causando vários danos, principalmente ocasionando um déficit no rendimento escolar, além de outros mais graves. O bullying é uma prática de violência, que precisa de intervenção dos professores para que possa ser minimizado ou erradicado do ambiente escolar e social, por meio da educação e do desenvolvimento do respeito ao próximo e uma melhor sociabilidade entre as pessoas. A tolerância e o respeito à diversidade devem ser elementos norteadores, para uma prática pedagógica que contemple a transformação de atitudes preconceituosas e agressivas em amor ao próximo. O bullying será eliminado de nossas escolas, quando os alunos aprenderem a lidar e a conviver com as diferenças. Vamos buscar estratégias principalmente para os professores para lidar melhor com esse tipo de problema e até mesmo com os pais e a comunidade, que são extremamente importantes nesse tipo de situação.

 

Palavras-chave: Bullying. Violência escolar. Assédio escolar.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Silva, M. de O. (2015). BULLYING: UMA PRÁTICA DE VIOLÊNCIA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 351–363. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/949